Tecnologias no Ensino de Linguas

Olá, sou a Mariane, tudo bem?

É pelo que lemos no texto de Papert (1994) pudemos entender que parece que a tecnologia avançou muito mais na área médica do que em nossa área. Ao analisarmos a situação percebemos que alguns professores continuam com apenas giz e lousa, porém a cobrança de nossas crianças hoje em dia é outra, temos que chamar a atenção dos alunos e concorrer com todas essas tecnologias que eles adoram e manuseiam tão bem, então, nada melhor do que trazê-las para nosso contexto de sala de aula a benefício do processo ensino-aprendizagem. Acredito, que essas tecnologias em sala precisam ser trabalhadas, porém os professores precisam de capacitação, cursos para isso, visto que, alguns discentes não dominam esses avanços ainda, também temos que pensar que temos quarenta alunos por classe e que isso às vezes causa problemas, como em minha escola, tenho quarenta e poucos alunos por sala e apenas quatro computadores a nossa disposição, claro que podemos trabalhar com telão, mas as vezes quando depende de pesquisa por parte dos alunos é mais difícil pois um tem que esperar o outro e mesmo que nós intercalamos as atividades, ou seja, enquanto um faz pesquisa, o outro faz outra coisa ocorrem alguns problemas. Existem alguns sites que são interessantes em que o aluno analisa a questão e tem que assinalar uma alternativa, ou quando trabalhamos animais, eles escutam o som e tem que assinalar que animal é esse, porém com poucos computadores fica difícil, às vezes, gerando até a indisciplina na sala e se nessa atividade trabalhássemos com o telão gera o desinteresse de muitos alunos, pois eles não se sentem autores da descoberta.

Já ao assistirmos ao vídeo de Marcelo Tas percebemos que houve sim uma evolução muito grande na área tecnológica e é impossível imaginar o mundo hoje sem esses recursos tecnológicos, porém encontramos dificuldades ao usá-los, por exemplo, em minha escola preciso também marcar dia e horário para usar a sala de informática, as vezes nem podemos usá-la, pois está sendo ocupada por outras coisas, hora os diretores e coordenadores entendem e acham legal esse uso, hora acham que estamos matando tempo e infelizmente temos que ficar nos justificando, etc. Claro que em minhas aulas uso o computador, slides, imagens, CDs, DVDs, etc, mas antes quando estava iniciando era mais fácil, eu tinha menos aulas, hoje encontro mais dificuldade, claro que uso tecnologias, mas não como gostaria, pois o tempo é curto, tenho muitas aulas para suprir as necessidades de nosso cargo, enfim nos desdobramos para fazer o melhor, para nos dividirmos sem ter tempo entre preparar atividades dinâmicas com uso de tecnologias, família que muitas vezes tem que entender nossa falta de tempo para eles e nossas próprias necessidades humanas.

Publicado em junho 12, 2012, em Ensino e Aprendizagem de Lingua Inglesa. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário